Recentemente saiu um novo filme na Netflix chamado 365 DNI. O filme, basicamente, vai contar a história de Laura, uma mulher que vive em um casamento frustrante, com um marido que não dá muita atenção para ela, e que um dia durante uma viagem com o marido e uns amigos ela é sequestrada. Massimo, o cara que a sequestrou, sonhava com ela constantemente, mas nunca pensou que um dia a encontraria, só que um dia em um aeroporto, ele a encontrou e não pensou duas vezes em sequestra-la. Mantendo Laura em cativeiro, ele dá a ela 365 dias para que ela possa se apaixonar por ele e eles vivam juntos e feliz. Até o meio do filme Laura já está apaixonada por Massimo e não se importa de viver com ele.
Durante o filme você vê que o Massimo é um cara MUITO bonito e muito rico, ele dá de tudo para Laura, já da pra perceber o motivo de toda a romantizaçao, né? e além do que já foi dito, tem muitas cenas de sexo. Basicamente, o cara é um pacote completo, só acrescenta um criminoso e doente.
Parece uma história que você leria no wattpad em 2015, certo? certo. Mas infelizmente, é um filme atual e que está em uma das maiores plataformas de streaming atuais. Desde quando o filme saiu eu já vi vários memes e pessoas falando o quanto elas gostariam de ser sequestradas. Não sei em que mundo elas vivem, pois no meu, os casos de sequestro são como em 3096 Dias de Cativeiro, O Quarto de Jack, dentre muitos outros, onde a vítima é torturada fisicamente e psicologicamente. Você poderia até dizer que "aah, é um filme, entretenimento não precisa ser politicamente correto," mas eu te digo, um filme que romantiza sequestro e abuso sexual é entretenimento? eles são no mínimo, um desserviço as milhares de vítimas que já passaram por essas coisas.
É inegável que esses tipos de conteúdo influenciam outras pessoas, em 2014/2015 existiam as fanfics extremamente problemáticas em diversos sites, elas contavam histórias completamente romantizadas sobre garotas que eram sequestradas, apanhavam ou eram estupradas e se apaixonavam pelo seu abusador, e mesmo ele sendo uma pessoa horrível, existia amor. Se alguém não vê o quão problemático isso pode ser, certamente é parte do problema. Eu mesma, lia essas fanfics e queria um relacionamento assim, pois pelo que eu lia, era algo incrível.
Inclusive, gostaria de mencionar que, apesar do filme parecer com Cinquenta Tons de Cinza, eu enxergo algumas diferenças, pois em CTZ, a personalidade do Christian é o problema, já que ele é extremamente controlador e possessivo. Agora em 365 DNI o problema é toda a situação, pois nunca vai ser normal o cara sequestrar uma mulher e manter em cativeiro só porque ele está "apaixonado" por ela.
Enfim, eu acho que existem diversas formas de você fazer livros e filmes de romances, não precisam necessariamente apelar para temas tão horríveis como esses.
0 comments